5 de January de 2011

Cuidados com os ovos

O ovo é um dos alimentos mais ricos em proteínas na natureza, e ao ingerir vai ajudar na construção de células, crescimento dos pelos no homem e também nos animais incluindo deixa-los mais sedosos, cabelos e até unhas.

Muitas pessoas tem o costume de lavar os ovos logo após a compra quando chegam a suas casas, assim como fazemdiversos outros alimentos,imaginando que estão limpando e retirando as bactérias adquiridas nos supermercados ou com o transporte, mas com os ovos não é bem assim que devemos manipula-los, eles não devem ser lavados, isso mesmo, os ovos não podem ser lavados muito antes do consumo porque a lavagem de sua casca pode contaminar a clara ou a gema.

Lavando o ovo é como se retirasse uma película protetora tornando o ovo mais sensível para as bactérias, até mesmo dentro da geladeira o ovo pode se contaminar, apenas lave minutos antes do preparo, lembrando que não devemos consumir cru, pois pode se contaminar, até mesmo com salmonela, muito perigosa a saúde humana.

Uma boa verificação é se o ovo é velho, e temos meios bem simples de se descobrir, basta colocar dentro de uma bacia com agua, se caso os ovos boiarem são velhos, se permanecerem ao fundo são novos, então não é difícil de evitar uma contaminação alimentar. Se caso se contaminar com a salmonela, ela vai alcançar seu intestino em minutos e seus pulmões e coração em questão de 4 horas.

Tome muito cuidado ao ingerir ovos, ou produtos que acompanhados de ovos como as famosas maioneses um dos itens que mais causa infecções alimentares, principalmente comendo fora de sua residência, preste muita atenção se os alimentos estão sendo conservados em locais refrigerados e também a procedência do alimento, se caso não conseguir ter acesso as informações ou se principalmente o alimento não estiver em local refrigerado nunca coma, você poderá ter problemas sérios com intoxicação alimentar.

Recuse alimentos que contem ovos crus ou mal passados, vale lembrar que as bactérias são presentes no ovo dos -16 graus até +60 graus, então é imprescindível o preparo do alimento, fervido ou frito. Então ficam aqui as dicas para que você possa tomar mais cuidado, prevenindo de possíveis danos a sua própria saúde.

Share this article

Sem Comentários

Seja o primeiro a comentar e iniciar a interação!

Deixe uma resposta




XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Email
Print