18 de April de 2011

Teoria Geocêntrica e Heliocêntrica

A teoria Geocêntrica, defendida por Ptolomeu, dizia que a Terra estava no centro, e o sol, os planetas e as estrelas, giravam ao redor dela.

Já a teoria Heliocêntrica, defendida por Copérnico, a qual foi comprovada ser a correta, diz que o sol está no centro, e os demais corpos celestes giram ao seu redor.

Antigamente, era raro quem discordava da primeira teoria descrita acima (Geocêntrica), filósofos, astrônomos e matemáticos, como Aristóteles, e Ptolomeu acreditavam que essa era uma visão verdadeira, até que o astrônomo e matemático Copérnico reascendeu a ideia de que o sol estava no centro, e através de estudos conseguiu provar a autenticidade desta teoria.

Para mostrar de forma simples e diferente, os problemas e soluções que cada astrônomo encontrou para provar sua teoria, criei um diálogo entre Ptolomeu e Copérnico, lembrando que eles viveram em tempos diferentes.

Ptolomeu estudava, quando chega Copérnico e diz:

_Ei! Você que é o Ptolomeu?

_Sim, sou eu! E você, quem é?

_Eu sou Copérnico.

_Ah!! Então é você que anda me contrariando, dizendo que o sol é o centro do universo e que tudo gira em torno dele??!!

_Na verdade o sol não está no centro do universo, está perto, e sim, os planetas e as estrelas giram em torno do sol!

_E quem me garante que a sua teoria está certa?

_E quem me garante que a sua está?

_Eu tenho provas!

Não sei se você sabe, mas a teoria das esferas celestes tinha um problema: o brilho dos planetas!

Às vezes o brilho de um planeta visto aqui da Terra, estava forte, mas depois de certo tempo ,o brilho do mesmo planeta estava fraco.

Para explicar esse acontecimento, eu fiz umas modificações:

Os planetas giram em torno de um círculo, e este círculo gira em torno da Terra, assim quando o planeta estiver mais perto da Terra, seu brilho será mais forte, e quando ele estiver mais afastado, o brilho será mais fraco.

Agora, com a sua teoria, me explique este acontecimento!

_A minha teoria explica assim:

O sol no centro, Vênus e a Terra, será que é preciso falar alguma coisa??!!

É claro que assim:

o brilho do planeta será mais forte.
E assim:

O brilho será mais fraco.

_Se essa ideia de que o sol está no centro, não fosse tão absurda, a sua teoria até que faria algum sentido.

_Já a sua, não faz o menor sentido! Como você me explicaria a impressão de que as vezes o sol gira mais rápido, e brilha mais?

Se a sua teoria estivesse mesmo certa, isso não poderia acontecer, pois se a Terra está no centro ,a velocidade é sempre a mesma.

_Isso é fácil explicar! É só deslocarmos a Terra do centro:

Assim, quando o sol estiver mais próximo da Terra, ele irá girar mais rápido, e brilhar mais.

_Essa história de deslocar a Terra até poderia ser considerada , só que os navegadores não podem deslocar os continentes quando suas coordenadas não batem, eles precisam de dados mais precisos ,o que sua teoria não garante, já a minha oferece dados confiáveis aos navegadores.

_Mas a sua teoria também tem problemas, o da paralaxe estelar. Se a Terra gira em torno do sol, o ângulo θ1, da distância entre a Terra e duas estrelas(E1 e E2),teria de ser diferente do θ2,que é o ângulo da distância da Terra, em outra posição, com as mesmas estrelas.

_Hum…esse é um problema que eu ainda estou estudando.

_Então depois que você descobrir a solução para esse problema, a gente continua nossa conversa.

Ptolomeu levanta, e sai.

Só para esclarecer, paralaxe estelar é a forma de medir a distância de uma estrela usando o movimento da Terra, um exemplo de como isso funciona é levantar o dedo indicador, esticar o braço, e fechar um dos olhos, depois abra o olho que estava fechado e feche o outro, e note que parece que o nosso dedo se movimentou em relação ao fundo, na paralaxe funciona do mesmo modo, uma estrela faz o papel do dedo indicador, e ao invés de fechar os olhos, nota-se a posição da estrela conforme a Terra muda de posição.

Share this article

Sem Comentários

Seja o primeiro a comentar e iniciar a interação!

Deixe uma resposta




XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Email
Print